quarta-feira, 16 de junho de 2010

PROGRAMAÇÃO



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
Departamento Educação para a Diversidade
Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena
SEMINÁRIO ENSINO SUPERIOR E POVOS INDÍGENAS
PROGRAMAÇÃO
07/06/2010 – segunda-feira
09:00 às 14:00 – Chegada e credenciamento dos participantes
12:00 às 14:00 – Almoço
14:30 às 15:30 – Painel institucional de abertura
Ementa: Apresentação das instituições envolvidas no processo de construção de
políticas públicas para acesso e permanência dos povos indígenas ao Ensino
Superior.
Coordenador: André Lázaro – Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e
Diversidade – SECAD/MEC.
Participantes: Representantes da Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC), da
Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da Comissão Nacional de Educação Escolar
Indígena (CNEEI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES), da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais
de Ensino (ANDIFES).
15:30 às 17:00 – Mesa 1: A institucionalização do Programa de Apoio à Formação Superior e
Licenciaturas Indígenas – PROLIND
Ementa: Contextualização do PROLIND. Apresentação dos dados gerais do
Programa. Caminhos para a institucionalização. Fortalecimento das parcerias
institucionais.
Coordenador: Gersem José dos Santos Luciano – Coordenador Geral de Educação
Escolar Indígena (CGEEI/DEDI/SECAD/MEC).
Participantes: André Lázaro (SECAD/MEC), representante da Secretaria de Ensino
Superior (SESu/MEC), representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES), representante do Conselho Nacional de
Secretários de Educação (CONSED), representante do Fórum PROLIND.
17:00 às 18:00 – Esclarecimentos e debates sobre a Mesa 1
08/06/2010 – terça-feira
09:00 às 11:00 – Mesa 2: Mapeamentos de mecanismos de acesso e permanência de estudantes
indígenas nas Instituições de Ensino Superior
Ementa: Apresentação das ações desenvolvidas – resultados, dificuldades e
superações – para o acesso e permanência de estudantes indígenas no Ensino
Superior.
Coordenador: Armênio Bello Schmidt – Diretor de Educação para Diversidade
(DEDI/SECAD/MEC).
Participantes: Representantes da Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC), da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da
Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da Associação Nacional de Dirigentes das
Instituições Federais de Ensino (ANDIFES).
11:00 às 12:30 – Mesa 3: Mapeamentos de políticas línguisticas dos povos indígenas e suas
relações com o Ensino Superior
Ementa: Apresentação das ações desenvolvidas para documentação e registro de
línguas indígenas. Articulações viáveis com os programas de licenciatura indígenas.
Coordenador: Gersem José dos Santos Luciano – Coordenador Geral de Educação
Escolar Indígena (CGEEI/DEDI/SECAD/MEC).
Participantes: Representantes da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural
(SID/MinC), do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional (DPI/IPHAN), do Museu do Índio (FUNAI), do
Museu Paraense Emílio Goeldi (MCT) e do Fórum PROLIND.
12:30 às 14:30 – Almoço
14:30 às 18:00 – Grupos de Trabalho (GT)
Ementa: Discussão sobre os mecanismos de acesso dos alunos indígenas ao Ensino
Superior com base no debate ocorrido na Mesa 1 e nos mapeamentos apresentados
nas Mesas 2 e 3. Sistematização das principais questões discutidas, das demandas
levantadas e de possíveis encaminhamentos.
09/06/2010 – quarta-feira
09:00 às 12:00 – Grupos de Trabalho (GT)
Ementa: Discussão sobre permanência, incluindo mecanismos de financiamento,
dos alunos indígenas no Ensino Superior com base no debate ocorrido na Mesa 1 e
nos mapeamentos apresentados nas Mesas 2 e 3. Sistematização das principais
questões discutidas, das demandas levantadas e de possíveis encaminhamentos.
12:00 às 14:00 – Almoço
14:00 às 18:00 – Plenária Final
Ementa: Análise e problematização das atividades desenvolvidas no Seminário.
Apresentação dos encaminhamentos e proposições dos grupos de trabalho.
Elaboração de minuta de documento final do encontro. Encerramento.
Coordenador: André Lázaro – Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e
Diversidade – SECAD/MEC.
Participantes: Coordenadores dos grupos de trabalho, representantes da Secretaria de
Ensino Superior (SESu/MEC), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da
Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI), da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Associação Nacional
de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (ANDIFES).

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