quarta-feira, 14 de abril de 2010

Saberes Tradicionais das Comunidades, Ceará


Educação Escolar Indígena 2010
Louvável a realização desse evento. Afinal, toda proposta que vise reunir pessoas em torno da temática indígena em nosso estado, ajuda no fortalecimento do movimento indígena, promove a visibilidade dos povos indígenas e reconhece as diferentes formas de manifestações e expressões culturais presentes em nosso estado, agora, o que nos deixa muito triste é quando palavras são mal postas, que provoca reações da nossa parte. Afirmar que professores indígenas mal sabem ensinar seus nomes é uma inverdade que desvaloriza toda uma luta construída em torno de uma educação escolar indígena, de qualidade, ´´ que não mude nosso jeito de ser``, mas acima de tudo pautada nos princípios da interculturalidade, do ensino específico e comunitário. Espero que essa afirmação posta no relato de chamamento do evento possa ser corrigida. Afinal, equívocos com estes pode contribuir para o desmoronamento de conceitos consolidados e visões já estabecidas acerca do modelo de educação escolar indígena posto em nossas aldeias, considerando essencialmente os saberes tradicionais das comunidades e povos indígenas e da educação escolarizada.
Saudações Indígenas,
Weibe Tapeba
Coordenador Geral da organização dos Professores Indígenas do Ceará - OPRINCE

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