quarta-feira, 31 de março de 2010

Trabalhos em Madeira-Indígenas

Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos. Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.
Sobre o ressurgimento de povos indígenas que durante décadas vinham sobrevivendo no anonimato; trata do resgate e da construção social e visual - de sua auto-imagem no processo de ressurgência étnica e de suas relações no âmbito do indigenismo oficial e do movimento indígena. São essas questões que, observadas através do vídeo e da fotografia, nos levam a duas vertentes: uma de efeito do conhecimento antropológico a respeito da problemática indígena contemporânea no Brasil e a outra, no sentido de contribuir para desenvolver capacidades de observar ações (antropológicas) no campo da visualidade. O trabalho visa a observar as relações entre a representação (indígena) e a imagem como um retomo a si mesmo, isto é, de entrever o passado desses povos em imagens do presente e, também, de gerar reações e reflexões sobre as condições históricas e atuais das populações indígenas, em cujo espaço temporal (atual), os indivíduos e suas comunidades compõem sua própria forma de "mostrar-se" ao mundo (como índios) com "novas" especificidades étnicas, que, ao reapropriar-se de sua cultura, re-atualizam sua imagem e, através dela, comunicam sua identidade étnica atual numa tentativa de restaurar, também, sua memória: o que permite, nesta pesquisa, caracterizar o tratamento histórico atribuído aos índios, enquanto que, paralelamente, o registro imagético possibilita, também, construir ou formar arquivos dos índios no Brasil.
Conclusão
Antropólogo descobre cinco povos ressurgidas no sertão nordestino o
antropólogo e fotógrafo Siloé Soares de Amorin pernoitou entre 1999 a 2002.
em casas de sapé e em redes estendidas no precário. Peregrinou no alto sertão alagoano e baiano, para acompanhar e documentar o ressurgimento de povos indígenas.
No levantamento, transformado em tese orientada pelo professor Fernando de Tacca e que acaba de ser defendida no Instituto de Artes da Unicamp, Amorim fez o inventário étnico de cinco povos ressurgidos: Kalankó, Karuazu, Catókinn, Koiunpanká e Tumbalalá, em Alagoas, e o último na Bahia. Fazem parte também do resgate étnico o uso do arco-e-flecha e de cocares, e a pintura. Nesse sentido, o ressurgimento aculturado, de índio acoboclado ou integrado, usados pelo discurso oficial integrado, usados pelo discurso oficial vai acabar com os conceitos de índio aculturado, de índio acoboclado ou integrado, usados pelo discurso oficial para identificá-los. “Índio hoje é aquele que se auto-reconhece como tal. A Constituição de 1988 garante esse direito”, historia o antropólogo. Entretanto, a busca por uma identidade não tem sido das mais fáceis. Os líderes tribais recorreram ao atalho e buscaram apoio de representantes dos poderes públicos locais.
Genérica de índio ou Indígena: Observação: Falar hoje de índios no Brasil significa falar de uma diversidade de Valorização Positiva da denominação dos povos, habitantes originários das terras conhecidas na atualidade como continente americano. São povos que já habitavam há milhares de anos essas terras, muito antes da invasão européia. Segundo uma definição técnica das Nações Unidas, de 1986, as comunidades, os povos e as nações indígenas são aqueles que, contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e à colonização que foi desenvolvida em seus territórios, consideram a si mesmos distintos de outros setores da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às gerações futuras seus territórios ancestrais e sua identidade étnica, como base de sua existência continuada como povos, em conformidade com seus próprios padrões culturais, as instituições sociais e os sistemas jurídicos.
Entre os povos indígenas existem alguns critérios de autodefinição mais aceitos, embora não sejam únicos e nem excludentes: Continuidade histórica com sociedades pré-coloniais. Estreita vinculação com o território. Sistemas sociais, econômicos e políticos bem definidos Língua, cultura e crenças definidas.
Opressão negado por vergonha, ou orgulho.Cultura particular,despeito em todas os âmbitos.Povo que preserve suas tradições.
Assegurados e adormecidos. Superação dos sentimentos de inferioridade reafirmação das identidades étnicas Construção de uma política pan-indigena;superação do trágico projeto de extinção dos índios.
Indio ou Indígena: Entre eles há inúmeros exemplos de que os limites culturais entre os indígenas e a sociedade ocidental têm se transformado e defende que só a educação é capaz de garantir a qualidade de vida das futuras gerações indígenas. Enquanto acesso a tecnologia e a universidades fazem parte da vida de alguns povos, outros enfrentam altas taxas de mortalidade infantil e sequer sabem o que é uma crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário