quarta-feira, 31 de março de 2010

Sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil: Situação Atual dos Povos Indígenas no Brasil e seu Contexto se baseia na ideia de que o indígena, seja no passado mais remoto ou no momento atual, seja na Amazônia, na mata atlântica, nas savanas ou nos chapadões, foi sempre uma parte essencial do processo de formação territorial e política do Brasil, construído justamente sobre sua existência e seu trabalho.
Na Pesquisa, Evanir diz:
Disciplina: Situação Atual dos Povos Indígenas no Brasil e seu contexto atual.
População Indígena
Critérios indígenas de auto definição.
Leis sendo estabelecidas ,sendo executadas, todas as ações referente ao indígena sendo assegurados na Lei. Em todos os âmbitos legais referente educação e saúde e terras indígena tudo em trabalho em parceria, em prol do índio.
Questões do Índio Ressurgido, no Nordeste há uma luta em busca do aprendizado da língua materna(Tupi), danças, ritos e mitos.
PRECONCEITOS EXISTENTES
Essa exposição giram em torno de lutas para a tão sonhado estudo antropológico e homologação da Terra indígena, finalmente são “donos”sem a noção de que só poderão fazer uso fruto da terra e não vende-la ou fazer lotes de mais de 10 a 25 hectares por família.
População indígena cresceu 150% na década de 90 O contingente de brasileiros que se consideravam índios cresceu 150% na década de 1990, revela a pesquisa "Tendências Demográficas: uma análise dos indígenas com base nos resultados da amostra dos censos demográficos 1991 e 2000", divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O ritmo de crescimento é quase seis vezes maior do que o da população em geral.
Esta é a primeira vez que o instituto apresenta informações sócio-demográficas sobre a população indígena brasileira.
Em 1991, o percentual de indígenas em relação à população total brasileira era de 0,2%, o equivalente a 294 mil pessoas. Em 2000, este percentual subiu para 0,4% da população ou 734 mil pessoas. O resultado representa um aumento anual de 10,8% da população, a maior taxa de crescimento dentre todas as categorias. O total do país apresentou um ritmo de crescimento no período de 1,6% ao ano.
A hipótese mais provável para justificar esse crescimento, na avaliação do IBGE, é que houve um aumento da proporção de indígenas urbanizados que optaram por se declarar índios no censo 2000. Anteriormente, esta parcela da população se classificava em outras categorias.
Então:
Apesar do "Dia do Índio", que é comemorado no dia 19 de Abril, não tem nada para se comemorar. Algumas tribos indígenas foram quase executadas por inteiro na década de 70 em diante, enquanto estavam fora de seu habitat, quase chegaram a extinção, foram ameaçados por epidemias, diarréia e estradas. Mas hoje, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais.
A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%. Em melhores condições de vida, alguns índios recuperaram a sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com anzol. Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas. Muitos indígenas estão retornando ao seu habitat natural com novas conquistas e aprendizado . Com terras garantidas ,(ainda existem muitas terras a serem demarcada e muitos posseiros agredindo as famílias indígenas) a população crescente, pode parecer que a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maior desafio da atualidade é manter viva sua riqueza cultural, mitos e rituais. Organização e sobrevivência do Grupo: Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a estas atividades. A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento.
Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral cabe a mulher o cuidado com a casa, das crianças e das roças; o homem é responsável pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva), e pela colheita de alimentos na floresta.
Os mais velhos - homens e mulheres - adquirem grande respeito da parte de todos. A experiência conseguida pelos anos de vida transforma-os em símbolos de tradições da tribo.
O pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual.
Garimpeiros, grileiros e posseiros invadem a Terra:
Entre os povos ameaçados estão os indígenas Ianomâmis, que foram os últimos a ter contato com a civilização. Sua população atual chega a pouco mais de 8.000 pessoas. O encontro com garimpeiros, que invadem suas terras, trazem doenças, violência e alcoolismo. Entre os índios, os garimpeiros são conhecidos por outro nome: os "comedores de terras". Calcula-se que 300.000 garimpeiros entraram ilegalmente em terras indígenas na Amazônia. Mas o problema não é insolúvel. Na aldeia Nazaré, onde moram 78 Ianomâmis, foram expulsos pela Polícia Federal.
Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis. Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos índios no Brasil pratica agricultura.
Algumas tribos indígenas da Amazônia:

* Arara
* Bororo
* Gavião
* Katukina
* Kayapó
* Kulína
* Marubo
* Sateré - Mawé
* Tenharim E Parintintin
* Tikuna
* Tukâno
* Wai-Wai
* Yanomami

Referências bibliográficas:

ARRUDA, Luis Gomes e Companheiros (s/d) Cultura Oro Wari´
MINDLIN, Betty [ET AL.](2001). Couro dos Espíritos: namoro, pajés e cura entre os índios Gavião-Ikolen de Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário