quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Teka potira

esculpe-me Teka, me enganei com a data na hora de escrever o e-mail. É dia 07 de novembro mesmo.
Mas a proposta de aproveitar esse momento para denunciar essa nova ofensiva contra as organizações indígenas ainda tá de pé!
Abraços.
João Paulo

De: Teka potira
Para: "temince@yahoogrupos.com.br"
Enviadas: Quarta-feira, 2 de Novembro de 2011 12:31
Assunto: RE: [temince] Pecém - Refinaria: sai edital para supressão vegetal


Dia 09 ou dia 07?(RAIZES INDIGENAS)
agente aqui do SEMI-ÁRIDO RECEBEU O CONVITE PARA DIA 7
POR FAVOR NOS COMUNIQUE O DIA CERTO
TEKA

Teka potyguara
Aldeia Mundo novo-Mons-Tabosa-Ce- 2004
O sisrema de troca é um processo de cronstrução que vai se adequando as necessidade e cosmovisão dos potyguara de mundo novo.


To: temince@yahoogrupos.com.br
From: joaopaulo_historia@yahoo.com.br
Date: Tue, 1 Nov 2011 10:50:52 -0700
Subject: [temince] Pecém - Refinaria: sai edital para supressão vegetal [1 Anexo]


[Anexos de =?utf-8?B?Sm/Do28gUGF1bG8=?= incluídos abaixo]
Já leram isso? Acho que temos que responder a altura mais essa afirmação arrogante do Cid.
Como estão as negociações com os Anacé? Alguém pode responder?
Vai acontecer no dia 09/11 o Raízes Indígenas com a presença já confirmada de 300 indígenas de todo Ceará, devíamos aproveitar a oportunidade e denunciar o que vem ocorrendo por estas lados.
Na semana passada estive ministrando uma oficina lá na Lagoa da Encantada e soube pela Juliana que a Ypióca entrou com uma ação judicial no STJ solicitando a anulação da demarcação da terra (1734 ha), feita em 24/02/2011. Além disso, 2 lideranças Jenipapo kanindé estão sendo processadas. Enfim, proponho as organizações e lideranças indígenas presentes na lista que possamos aproveitar o Raízes Indígenas e possamos fazer um grande ato em Fortaleza, ocupando por pelo menos um dia inteiro a Praça do Ferreira.
O que acham da sugestão?
Abraços,
João Paulo





To: campanha_opara@yahoogrupos.com.br
From: cooperante@cimi.org.br
Date: Tue, 1 Nov 2011 15:12:08 -0300
Subject: [campanha_opara] Pecém - Refinaria: sai edital para supressão vegetal




Clipping CIMI
Refinaria: sai edital para supressão vegetal
Data: 27/10/2011
Veículo: DIÁRIO DO NORDESTE - CE
Editoria: NEGÓCIOS
Assunto principal: FUNAI
INDÍGENAS
Tamanho
da fonte A - A +
Veja a matéria no site de origem
Publicado em 27 de outubro de 2011



O governador do Ceará, Cid Gomes, anunciou ontem em Brasília que já foi publicado o edital, na semana passada, para a supressão vegetal no terreno destinado à construção da Refinaria Premium da Petrobras no Estado. Cid esteve na Capital Federal onde foi condecorado com a Grande Medalha Oficial da Aeronáutica e aproveitou para conversar com a presidente Dilma Rousseff sobre as recentes especulações de que podem faltar recursos para a Petrobras tocar a obra no Ceará. "Temos a garantia de que o terreno da refinaria não é área indígena e a Petrobras já está liberada para fazer o cercamento, a instalação do canteiro e a supressão vegetal, que já teve seu edital lançado", reafirmou Cid Gomes.

Informações apuradas pela reportagem na região do Pecém dão conta de que sete engenheiros ambientais/florestais da empresa Veredas - especializada em estudo da área e que já trabalhou com a estatal em outros projetos - desenvolvem estudos na área destinada à refinaria Premium II, pelo menos, desde a semana passada.

Ainda sobre a questão indígena, a expectativa é de que uma reunião envolvendo representantes da Petrobras, FUNAI e Governo do Ceará ocorra em Fortaleza na próxima semana, para tratar das áreas periféricas ao terreno da Premium II.

"Vou pedir à presidente Dilma a maior rapidez possível para este projeto", disse o governador do Estado.

"Na última semana tivemos aqui em Brasília uma reunião da Petrobras, FUNAI, representantes do governo e parlamentares para debater a questão das áreas periféricas que serão afetadas pela refinaria, como por exemplo, com a passagem de algum oleoduto ou de uma estrada. Com certeza o edital para a início da obra estará pronto no início do ano que vem", afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que acompanhou a reunião da última semana e articula o próximo encontro entre os três entes interessados na Refinaria.

Propostas às etnias

Ainda de acordo com Danilo Forte, a FUNAI vai confirmar quais as etnias que estão ligadas às áreas próximas a refinaria. Duas já estão confirmadas, as comunidades de Bolso e Matão. "Já temos algumas propostas alternativas para a questão destas áreas afetadas pela refinaria. Uma delas é um programa de capacitação profissional para que os moradores possam trabalhar na refinaria e a segunda é a construção de um centro cultural", disse o deputado federal.

Pendência

Na semana passada, o governador Cid Gomes informou que, do cronograma estabelecido ainda no primeiro semestre deste ano (mais precisamente em fevereiro) pelo governo estadual para iniciar a construção da unidade de refino, o que era de responsabilidade do executivo cearense foi entregue.

O que falta - cercamento do terreno, supressão vegetal e início da terraplenagem - depende agora apenas da estatal.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Fórum Cearense do Meio Ambiente - FORCEMA" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para forcema@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para forcema+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/forcema?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário