quarta-feira, 3 de agosto de 2011

portarisa ceiça pitaguary

Olá Pessoal,

foi publicado no início dessa semana a portaria da Ceiça Pitaguary, para assumir a função de chefia da Coordenação Técnica Local de Crateús-CE, vinculada a Coordenação Regional de Fortaleza/FUNAI.

Vale salientar que a discussão para indicação do nome de Ceiça Pitaguary para assumir a função de chefia nessa CTL, foi conduzida e discutida pelo movimento indígena estadual. No entanto, em virtude da realização da Assembléia das Mulheres Indígenas da APOINME, realizada recentemente, a partir da eleição feita nessa assembléia, a Ceiça se dispôs a retornar ao cargo de coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da APOINME na sede localizada em Olinda-PE, instância que tinha se afastado anteriormente.

Como o movimento indígena cearense não havia tido oportunidade para definir a indicação de um novo nome, a FUNAI não procedeu a permuta de nomes, embora quando tomamos conhecimento desse caso, orientamos a ela proceder o encaminhamento de uma carta manifestando o não interesse por ocupar a pasta de chefia da respectiva CTL e assim ela o fez. Na última terça-feira passada (05/07/2011), na ocasição da realização da oficina de planejamento da APOINME, os representantes das comunidades e povos indígenas formalizaram uma carta apoiando o nome de Renato Potiguara de Crateús para assumir essa função na CTL de Crateús. Diante disso, gostaria de esclarecer, que a Ceiça Pitaguary, em nenhum momento quiz se indispôr com o movimento indígena da área de atuação da APOINME, tão pouco colocar em desconfiança a sua dignidade e compromisso com o movimento indígena cearense. Assim, fica claro que ela não vai tomar posse desse cargo e que a Coordenação regional de Fortaleza já está se mobilizando para viabilizar a indicação de Renato Potiguara para assumir essa carta.

Atenciosamente,

Weibe Tapeba
Assistente Técnico da Coordenação Regional de Fortaleza/FUNAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário