domingo, 5 de junho de 2011

I Encontro do Fórum Indígena do Ceará

Encaminho mensagem recebida através do Sistema Estadual de Museus do Ceará sobre encontro de um "Fórum Indígena do Ceará", pelo que me parece, articulado institucionalmente pela Secretaria de Cultura do Estado.


Primeiro, muito estranho não contar com nenhum representante das etnias e organizações indígenas locais, nem na mesa de abertura nem em nenhum dos momentos, segundo a programação.


Então gostaria de saber dos co-listantes indígenas (e demais) sobre o processo de diálogo (ou a falta dele) com esta iniciativa, para podermos inclusive pensar numa estratégia para participação no dito evento que, segundo o texto abaixo, tem por objetivo "debater o planejamento das políticas públicas de cultura para os grupos indígenas remanescentes no território cearense, promovendo um debate amplo e aberto entre a sociedade civil e o Estado, e reiterando a garantia dos direitos indígenas, como a defesa e a valorização do seu patrimônio cultural de natureza material e imaterial".


Muito estranha a convocatória, já que em maio de 2009, no seminário "Emergência étnica", foram elaboradas diretrizes para as políticas públicas culturais voltadas para os indígenas no Ceará, com participação de diversos grupos e entidades indígenas e indigenistas, portanto legítimo, tanto à nível governamental (a iniciativa partiu da própria Secult e foi executada pelo Museu do Ceará), quanto do movimento indígena, que participou com vários representantes.


Eles querem propor que isto seja novamente discutido, mas sabemos que já há propostas reais, inclusive para a criação de uma rede de museus indígenas no Ceará, articulando patrimônio cultural, história local e articulação comunitária.


Há menção na leitura e debate de um regimento interno para o dito fórum, então houve participação dos indígenas nesta elaboração???


Seria também uma ótima oportunidade para cobrarmos do poder público estadual a efetivação das propostas do grupo de trabalho indígena que se reuniu naquela oportunidade.


Aguardo pronunciamento dos demais e me disponho a participar amanhã.
Abs a tod@s,


Alexandre Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário