quinta-feira, 3 de março de 2011

TERRAS INDIGENAS

Diante de tantas complexidades, o Povo Jenipapo-Kanindé e demais povos indígenas do Ceará junto aos aliados de guerra e de paz preparam a Festa do Marco Vivo que é realizada sempre no dia 09 de Abril, na T.I Lagoa da Encantada, dessa vez a festa terá o encanto dessa vitória. A final não é todo dia que conseguimos uma vitória como essa. Nossa expectativa é de que outras terras possam ser declaradas ainda esse ano.
Pessoal foi publicado na data de hoje a Portaria Declaratória que demarca a Terra Indígena Lagoa da Encantada do Povo Jenipapo-Kanindé, localizada na cidade de Aquiraz/CE.

A referida Terra Indígena havia sido identificada e delimitada no ano de 1997. Por conta das contestações apresentadas, o processo vinha se arrastando até então.

Para consolidação dessa conquista, foi imprescindível a atuação das lideranças indígenas Jenipapo-Kanindé, o movimento indígena Cearense, representantado pelas suas principais organizações indígenas COPICE e APOINME e o brilhante trabalho desenvolvido pela FUNAI através da Coordenação Regional de Fortaleza, Coordenação Geral de Identificação e Delimitação de Terra Indígena-CGID e Diretoria de Proteção Territorial - DPT e Presidência da FUNAI.

As discussões acerca desse caso na Assembléia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará, realizada na T.I Potygatapuya em Monsenhor Tabosa é prova da real importância que essa T.I concentra.

Celebremos mais essa conquista. Parabéns a todas as lideranças indígenas do Ceará que de forma direta ou indireta contribuíram para a efetivação dessa conquista, aos Técnicos que compuseram o GT que identificou e delimitou a área, aos parceiros e aliados do movimento indígena cearense, as suas organizações indígenas, a FUNAI e ao Estado Brasileiro representado pela Presidente Dilma Roussef e ao Ministério da Justiça.

Agora é aguardar a definição da homologação e registro como Patrimônio da União dessa Terra Indígena.

Saudações Indígenas,

Weibe Tapeba

Nenhum comentário:

Postar um comentário