quinta-feira, 3 de março de 2011

Aldeias deverão sediar votações

ELEITORES INDÍGENAS
Aldeias deverão sediar votações

Agueda Gurgel, Humberto Mota, Edna Saboia, Ricardo Weibe e Paulo
Barbosa preparam debate sobre a instalação de seções eleitorais nas T.I.s

Uma reunião promovida na sede da Coordenação Regional da FUNAI de Fortaleza congregou representantes do TRE-Tribunal Regional Eleitoral - Seção Ceará, o coordenador Regional Paulo Barbosa e o assessor técnico Ricardo Weibe ao redor de um tema há muito presente entre as demandas apresentadas pelos Povos Indígenas do Ceará: a instalação de seções eleitorais nas aldeias.

Águeda Gurgel, Humberto Mota e Edna Saboia, incumbidos da missão de desenvolver esta e questões correlatas pelo TRE, propuseram o encaminhamento à FUNAI de uma Minuta de Resolução do órgão, que visa adequar e disciplinar a instalação dessas seções.

Emergiu do encontro a intenção de agendar, desta vez na sede do TRE, uma Audiência Pública visando discutir a temática. Paralelamente, a CR de Fortaleza prontificou-se a colaborar fornecendo informações sobre os indígenas e elaborar uma estratégia para viabilizar a localização destas unidades eleitorais.

Vale ressaltar que, atualmente, são mais de 15 municípios no Estado em que há populações indígenas — significando uma porcentagem de eleitores ainda a ser recenseada. Conforme os presentes à reunião, a realização da Audiência Pública está prevista para abril próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário