segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Temos força para viver o hoje Deus nos deu a capacidade de aguentar a carga do dia a dia. Mas, se acumulamos tudo: presente, passado e futuro, não há quem aguente a sobrecarga. O que passou; o que virá virá. Há um tempo para cada coisa. Vivemos nos atormentando com as preocupações. Pior ainda quando vivemos em função das preocupações do amanhã, do ano que vem, de "quando eu me casar", da minha velhice... Nenhum ser humano normal aguenta todo esse peso. A cada momento eu tenho o peso das preocupações próprias daquele dia. Problemas e sofrimentos, sempre os terão, mas Deus divide esse peso dia por dia. Com sabedoria e bondade, Deus dividiu o peso, dia por dia, para não nos atormentar e estragar a nossa vida. Há muita gente que vive “estraçalhada” porque quer carregar tudo: o presente, o passado e o futuro, vivendo preocupações antecipadas. O Senhor quer tirar o peso dos nossos ombros. Ele está fazendo uma obra nova em nossos corações, mudando nossa maneira de ver e de enfrentar as situações. Deus não nos quer preocupados e tristes. Ele não nos quer velhos antes do tempo. Atenciosamente,
VEJA ESSE MATERIAL DAS MULHERES INDÍGENAS E OUTROS.‏ ESTAMOS ENCAMINHANDO ESSES MATERIAIS PARA CONHECIMENTO E PARA QUE POSSAMOS ESTREITAR MAIS NOSSAS RELAÇÕES E CONFIABILIDADE QUANTO AO PROJETO QUE PRETENDEMOS DESENVOLVER SOBRE SUSTENTABILIDADE, JÁ DESENVOLVEMOS OUTROS TRABALHOS, PORÉM ESTE O O MAIS RECENTE E QUE TEVE MAIS VISIBILIDADE NA MÍDIA,MAS VAMOS SELECIONAR UNS RELATÓRIOS E ENCAMINHAR HAJA VISTA QUE DEVIDO A MUDANÇA E ROTATIVIDADE DA EQUIPE FALTA CONHECER MELHOR UM O TRABALHO DO OUTRO , POIS ESTOU ENVIANDO O MATERIAL E VOU ENVIARA MAIS QUE É PARA PODERMOS IR NOS CONHECENDO MELHOR. OBSERVANDO MELHOR O POTENCIAL DE CADA SERVIDOR E VER QUE EXISTEM PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA AQUI NO ESTADO DE RONDÔNIA , POIS TEMOS UMA EQUIPE DE TÉCNICOS EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES QUE SÃO MUITO BONS NO QUE FAZEM, EVIDENTEMENTE QUE EXITEM ALGUMAS ARESTAS A SEREM ACERTADAS,MAS ELAS CRESCEM E AGENTE ACERTA E ASSIM VAMOS NESSA LUTA POR UM MUNDO MELHOR, NESSE ESTADO LONGÍNQUO, QUENTE E DE GENTE BOA. UM ABRAÇO PARA TODOS E ESPERO QUE GOSTEM DO MATERIAL. AGUARDO RESPOSTA DESSES EMAIL. CLEIDE BEZERRA
Caros colegas que atuam na área da educação junto aos povos indígenas Consideramos necessária a correção da informação relativa aos Territórios Etnoeducacionais divulgada em 22/08/2012, no grupo: diretrizes-da-educacao-escolar-indigena@googlegroups.com. Nela consta que a “A agenda de implementação dos TEEs e de funcionamento das Comissões Gestoras será retomada tão logo o Termo de Cooperação da FUNAI seja assinado e encaminhado ao MEC para que os recursos sejam descentralizados.” Fato é que o Termo de Cooperação foi assinado pela Presidenta da FUNAI e encaminhado via SEPRO à Secretária da SECADI/MEC, Sra. Cláudia Dutra, no dia 02/08/2012, conforme comprovam o Ofício nº 269/PRES/FUNAI/2012 e o Relatório Detalhado do MJDOC, protocolo 08620.057838/2012-21. Segundo comprovante dos Correios, obtido por rastreamento de entrega (número do objeto: SZ080659939BR), o documento foi recebido pelo destinatário em 03/08/2012, o que não justifica, e até contradiz, a informação contida na mensagem divulgada. Salientamos também que a expectativa da maioria das comunidades indígenas pela efetivação dessa ação do MEC, quanto à implementação dos Territórios Etnoeducacionais, é muito grande. Entretanto todos, indígenas, gestores e técnicos estão aguardando a descentralização dos recursos do Termo de Cooperação com o FNDE/MEC para que se possa cumprir a agenda dos TEEs. De fato, conforme a informação divulgada, o MEC realizou “somente quatro Reuniões Ordinárias/2012 de Comissões Gestoras dos TEEs Vale do Araguaia, A’ Uwe Uptabi, Ixamná e Tapajós-Arapiuns (...)”. Porém não foi citado que os territórios de Vale do Araguaia, Awe’Uptabi e Tapajós foram realizados exclusivamente com recursos da FUNAI, assim como o TEE Xerente. Conforme está comprovado nas Notas de Crédito N˚: 001508, 002149, 002776, 002815 e 2157/2673/2142 totalizando R$ 85.290,54 descentralizados pela Funai Brasília para as Coordenações Regionais de Palmas e Ribeirão Cascalheira. O TEE Ixamná foi realizado com recursos conjuntos do MEC e Funai ainda de 2011, sendo que a Funai custeou o deslocamento e apoio aos indígenas. Por fim, é importante esclarecer que mesmo diante da extinção da Coordenação Geral de Educação – CGE e com a migração de suas atribuições para a Coordenação Geral de Promoção da Cidadania, a FUNAI continua com a obrigação legal de monitorar e apoiar as políticas de educação escolar indígena, contribuindo com sua qualificação e especificidade, além de fomentar processos educativos comunitários voltados às diversas formas de socialização dos conhecimentos, promovendo o fortalecimento das identidades e da autonomia dos povos indígenas. Ass.: Equipe da ex-CGE
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - MJ FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO – FUNAI-RO COORDENAÇÃO REGIONAL DA FUNAI/ JÍ-PARANÁ – RO Memº Circular nº016//GAB/CR/FUNAI/JPR-RO Ji-Paraná-RO, 24 de agosto de 2012. Aos: Ilustríssimos Senhores e Senhoras Representantes Indígenas e Servidores Membro Titulares do Comitê Regional da Coordenação da FUNAI/Ji-Paraná-RO: Assunto: Convite 1ª Reunião Extraordinária do Comitê Regional da CR/FUNAI/JPR Titulares Indígenas: Pure’i Uru Eu Wau Wau, Kawari Uru Eu Wau Wau, Tamburá Amondawa, André Tanguip Amondawa, Humberto Zoró, Josias Sebirop da Silva Gavião, Sebastião Gavião, Clovis Fernando Cassupá, Renato Karitiana, Samuel Peap’a Tupari, César Koabi Tupari, Hosana Castro de Oliveira Montana, Uka Amondawa. Titulares: Servidores: Vicente Batista Filho, Francisco Flávio dos Santos Ribeiro, Abrãao Negreiros Tejas, Sandro Pinto de Melo, Derlival Batista de Souza, Israel, Bernardo da Silva, Catarina Sebirop da Silva Gavião, Simone Aparecida Guimarães, José Raimundo Sarmento Lima,Reginilson Jacob de Oliveira, Tanúzio Gonçalves de Oliveira, Francisco de Assis Figueiredo, Tennesson Gonçalves de Oliveira, Altair José Algayer. Prezados (as) Senhores (as) acima citados, Cumprimentando-os (as) cordialmente, convidamos todos os Representantes Titulares indígenas e servidores, para participar no dia 04.09.2012 no auditório do SINDSEF-RO da 1ª. Reunião Extraordinária do Comitê Regional da CR/FUNAI/JPR, onde serão debatidos assuntos referentes às reivindicações fundiárias no Estado de Rondônia, nas áreas jurisdicionadas à Coordenação Regional de Ji-Paraná (RO), com a participação da Coordenação Geral de Identificação e Delimitação (CGID) e outras Coordenações Gerais, lideranças indígenas, Ministério Público Federal, CIMI e outros parceiros, com o objetivo de pactuar as ações da CGID para o período de 2012 a 2015. Contamos com suas presenças, considerando de suma importância vossas participações na reunião. Atenciosamente,
IX MARCHA DO POVO TREMEMBÉ - CE Olá, para aqueles que não conseguiram abri o anexo seguem o convite e a programação. Eudes CONVITE O Povo Tremembé do aldeamento de Almofala tem a honra de convidar aos parceiros e amigos que apoiam o Movimento Indígena para participar da IX MARCHA DE RESISTÊNCIA E AUTONOMIA DO POVO TREMEMBÉ EM HOMENAGEM AOS MESTRES DA CULTURA CACIQUE JOÃO VENÂNCIO E PAJÉ LUÍS CABOCLO. que acontecerá no dia 07 de Setembro de 2012, na Escola Maria Venância, Praia de Almofala, Itarema- CE Desde já agradecemos a sua presença! Povo Tremembé de Almofala A IX Marcha do Povo Tremembé de Almofala, tem como objetivo mostrar: “A RESISTÊNCIA E AUTONOMIA DO POVO TREMEMBÉ EM HOMENAGEM AOS MESTRES DA CULTURA; CACIQUE JOÃO VENÂNCIO E PAJÉ LUÍZ CABOCLO.” PROGRAMAÇÃO DA MARCHA DO DIA 7 SETEMBRO Horário Atividades 08:00 Chegada das comunidades e parceiros 09:00 Início das brincadeiras: corrida de pedestres (meninos e meninas que tenham até 1m 1.30m e 1.60m), cabo de guerra (meninos e meninas de até 1.70m) pote ( 1 menino(a), peba( 1 menino(a), pular de corda (3 meninos(a) de 08 à 12 anos. 12:00 Almoço dos participantes (OBS: Cada participante se responsabilizará pela sua alimentação.) 13:00 Desfile de 3 representantes por escola: uma criança (entre 05 e 10 anos) um adolescente (entre 11 e 18 anos) e uma liderança das mais velhas. 16:00 Saída da Escola Maria Venância em direção ao centro de Almofala. Durante o percurso da marcha acontecerá dois momentos de concentração: um no cemitério (momentos sagrado em memória dos antepassados) e o outro em frente à igreja de Almofala (leitura das faixas em homenagem ao cacique João Venâncio). 19:30 Leilão beneficente para o EMIT, vídeo com Alberto Cukier, Teatro, apresentação de músicas populares e Torém. Comissão organizadora: João Venâncio, Getúlio, Cleidiane, Aurineide, Robério, Dedé, Vicente, Rosângela, e Dadinha. Contatos: (88)3667 2111 ou 3667 2059 E-mail: getuliosantos8@yahoo.com.br; cleidianetremembe@gmail.com;
[nepe] Inscrições para edital PET indígena até 21 de setembro‏ Divulgo edital do Programa de Educação Tutorial, que contempla a criação de 15 novos grupos de PET indígenas. Inscrições prorrogadas até 21/9 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17962&Itemid=1095 Mariana Paladino... IX MARCHA DO POVO TREMEMBÉ - CE Olá, para aqueles que não conseguiram abri o anexo seguem o convite e a programação. Eudes CONVITE O Povo Tremembé do aldeamento de Almofala tem a honra de convidar aos parceiros e amigos que apoiam o Movimento Indígena para participar da IX MARCHA DE RESISTÊNCIA E AUTONOMIA DO POVO TREMEMBÉ EM HOMENAGEM AOS MESTRES DA CULTURA CACIQUE JOÃO VENÂNCIO E PAJÉ LUÍS CABOCLO. que acontecerá no dia 07 de Setembro de 2012, na Escola Maria Venância, Praia de Almofala, Itarema- CE Desde já agradecemos a sua presença! Povo Tremembé de Almofala A IX Marcha do Povo Tremembé de Almofala, tem como objetivo mostrar: “A RESISTÊNCIA E AUTONOMIA DO POVO TREMEMBÉ EM HOMENAGEM AOS MESTRES DA CULTURA; CACIQUE JOÃO VENÂNCIO E PAJÉ LUÍZ CABOCLO.” PROGRAMAÇÃO DA MARCHA DO DIA 7 SETEMBRO
Futuro concurso público para a SESAI [1 Anexo]‏ 6ª CCR discute diretrizes de concurso público para Secretaria de Saúde Indígena Uma reunião entre a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria Especial de Saúde Ingígena (SESAI) e lideranças indígenas foi realizada hoje, 12 de novembro, para estabelecer regras que regulamentem a formulação do edital para o primeiro concurso público a ser realizado para contratação de profissionais para a SESAI. Estão previstas 2,5 mil vagas para cargos de nível médio e superior, que contempla cargos como médico, enfermeiro, administrador, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, educador em saúde, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, dentre outros. A realização do certame deve acontecer até janeiro de 2013 e contratação até 31 de março do mesmo ano. Diversos representantes indígenas fizeram apontamentos para composição das diretrizes do edital. Um dos temas mais discutidos foi a forma de avaliação dos participantes do concurso em relação à avaliação ser por meio de prova objetiva mais titulação. Em reposta, a vice-procuradora-geral da República e coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, Deborah Duprat, informou que o concurso será realizado em duas etapas (provas e títulos), mas que vários dos apontamentos feitos pelas próprias etnias poderão contar como título. “Não tem como escapar de um concurso de provas e títulos. Entretanto, achei muito interessante o que vocês sugerem para ser contado como título, bem como cursos de capacitação, pós graduação na área de vocês, experiência comprovada, tempo de atuação na saúde indígena, dentre outros”, explicou Duprat às lideranças presentes. A conversa com os indígenas resultou nas seguintes diretrizes: o concurso será específico e regionalizado por Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e o quantitativo de pessoal por área será o mesmo existente nos atuais convênios; serão estabelecidas cotas para indígenas em cada distrito e para cada categoria profissional, considerando, no entanto, que o quantitativo de técnicos de enfermagem seja maior. O esboço do edital será encaminhado aos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) e, aqueles que ainda não fizeram sugestões, poderão contribuir com novos tópicos até 28 de setembro. Participaram da reunião o procurador do Trabalho Sebastião Caixeta e o secretário de Antençao à Saúde Indígena, Antônio Alves. Também estiveram presentes as procuradoras da República Analúcia Hartmann, Maria Capucci e Márcia Brandão Zollinger; o coordenador do GT Saúde e procurador da República, José Godoy Bezerra; os procuradores da República Alexandre Alves e Álvaro Manzano; a coordenadora de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Heloísa Marcolino; o coordenador-geral do Fórum dos Presidentes de Condisi, Jorge Oliveira Duarte; a chefe de gabinete da Sesai, Verbena Melo; além de representantes dos Condisis que estão participando da elaboração do Plano Distrital de Saúde Indígena. O documento de memória da reunião segue em anexo.
Novo arquivo carregado em temince‏ Olá, Esta mensagem é uma notificação para informá-lo que um novo arquivo foi adicionado no grupo temince. Arquivo : /VALLE_CGuilherme_torém_2005.pdf Carregado por : epalitot Descrição : Artigo sobre o Torém Você pode acessar o arquivo pela URL: http://br.groups.yahoo.com/group/temince/files/VALLE_CGuilherme_tor%80%A0%A6%E9m_2005.pdf Para saber mais sobre compartilhamento de arquivos no grupo, leia: http://help.yahoo.com/help/br/groups/files Atenciosamente, epalitot
CARTA DOS FILHOS:PEDRO,SILVANA,SIMONE‏ TE AMO MÃE TE AMO MUITO ESSAS COISAS ERRADAS Q EU FAÇO NÃO É POR MAL TE AMO MUITO O MEU MAIOR MEDO É PERDER A SENHORA EU TE AMO MUITO BJSS QUE DEUS VENHA ILUMINA TEUS CAMINHOS DESDE HOJE ATÉ SEUS ULTIMOS DIAS DE SUA VIDA TE AMO MUITO !!!!!!!!!!!!!!!! BJSSSSSSSSS
Agende-se O Projeto Infância, espaço destinado ao cuidado com a saúde, educação e infância, oferecerá neste semestre cursos, projetos e eventos. Confira em nosso folder em anexo os seguintes eventos: - Curso: Psicoterapia Infantil - Supervisão - Grupo: Conversando Sobre Limites -Projeto: Trabalhando Queixas Escolares -Grupo de Estimulação Infantil - Oficina de Linguagem Escrita - Grupo de Crescimento - Oficina: Aprendendo por meio de jogos - Workshop de Orientação de Pais - Workshop de Recrutamento e Seleção Sábados: -Curso de contação de histórias -Curso: Capacitação para babás -Encontro de musicalização para bebês -Dia das crianças -Workshop do diagnóstico Psicopedagógico Clínico -Oficina de culinária infantil: Construindo sabores -Curso: Processamento Auditivo na sala de aula: Contribuições da Fonoaudiologia e Neuropsicopedagogia -Oficina: Brincando de Brincadeiras
[licenciaturaindigenauece] ÚLTIMAS VAGAS: 10ª edição do Curso Preparatório para Certificação em Gerência de Projetos - Project Management Professional - PMP e Certified Associat‏. Colega, A Siderúrgica do Pecém já iniciou as contrações de Gerente de Projetos Certificados, o último contratado foi o nosso ex-aluno TEOPHILO COSTA, http://www.linkedin.com/profile/view?id=18324956&locale=en_US&trk=tyah. Ele fez o nosso Curso Preparatório para Certificação em Gerência de Projetos e LOGROU ÊXITO no exame PMP do PMI. DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS: Começa em 10 de OUTUBRO, a 10ª edição do Curso Preparatório para Certificação em Gerência de Projetos - Project Management Professional - PMP® e Certified Associate In Project Management - CAPM®. Segundo a ASSESSORIA DE IMPRENSA da COMPANHA SIDERÚRGICA DO PECÉM (CSP) - JORNAL OPOVO (15/04/2012 e 20/11/2011) a estimativa é de geração de 23 MIL EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS dos quais mais de 200 gerentes de projetos certificados. Com salários variando de R$-5.000,00 a R$-25.000,00. Link do curso: http://www.bsbr.com.br/index.php?pagina=curso_pmp OBJETIVO •Preparar participantes e gestores de projetos para obter a Certificação em Gerência de Projetos - PMP® ou CAPM® do Project Management Institute - PMI®. •Habilitar o participante para fazer um acompanhamento rigoroso de projetos usando as melhores práticas de projeto do PMBOK - Project Management Body of Knowledge. BENEFÍCIOS: •Garantir sua aprovação no exame na PRIMEIRA tentativa. •Diminuir o tempo de estudo em centenas de horas. •Estudar tópicos do exame que não fazem parte do Guia PMBOK®. •Concentra-se em aprender em vez de decorar. •Material didático completo em Pen Drive. METODOLOGIA •Sob uma nova metodologia, baseada em vivências, as 40 horas de treinamento serão desenvolvidas em caráter interativo e vivencial, e utilização de material didático completo, incluindo: •Apresentação dialogada de conceitos •Compartilhamento de práticas e experiências dos instrutores •Resolução individual de exercícios DIAS DA SEMANA E HORÁRIOS •SEGUNDAS e QUARTAS das 19h às 22h CARGA HORÁRIA .40 horas ADICIONAIS: O participante terá direito a: •Bolsa Personalizada •Coffee break •Estacionamento Privativo •Certificado DIFERENCIAIS: •Corpo docente de alto nível, com larga experiência em Gerência de Projetos e no Magistério. •Curso coordenado pelo Prof. Dr. José Bezerra, Elaborou, Implantou e Coordenou o primeiro curso de Especialização em Gerência de Projetos ofertado no Estado do Ceará. Elaborou, fundou e coordenador um curso de Mestrado em Informática. Atualmente é Diretor do Conselho Fiscal do Capítulo do PMI Ceará (Instituto de Gerência de Projetos). •Material didático, um dos mais completos do mercado, inclui artigos, Código de Ética do PMI®; Orientações de como acumular PUDs; Dicas para as provas; Ferramenta de Mapa Mental (software livre) com o Mapa Mental do PMBOK®; Planilhas para comprovar tempo em projetos ao PMI®; Planilha de orientação de estudos para o exame; Referência bibliográfica; Diversos simulados; Tutorial para orientação na inscrição do exame, em português. PROGRAMA DO CURSO •1ª. Aula – Apresentação inicial -O PMI e a Certificação PMP®/CAPM® -Quais as vantagens em se tornar um PMP®//CAPM® -A elegibilidade; -Plano de Estudos; -Exame inicial; -Fundamentos de Gerenciamento de Projetos; --O que é um projeto? --O ciclo de vida do projeto; --O que é gerenciamento de projetos? --Os benefícios do gerenciamento de projetos; --O contexto do gerenciamento de projetos; --O gerente de projetos; --As partes interessadas; --Influências organizacionais no projeto; --Fatores ambientais aplicados ao gerenciamento de projetos; --Seleção de projetos. •2ª. Aula – Grupos de processos de gerenciamento de projetos -Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos; -Mapeamento dos processos de gerenciamento de projetos; -Gerenciamento da integração do projeto; -Desenvolver o termo de abertura do projeto; -Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; -Orientar e gerenciar a execução do projeto; -Monitorar e controlar o trabalho do projeto -Realizar o controle integrado de mudanças; -Encerrar o projeto ou a fase. •3ª. Aula – Gerenciamento do escopo do projeto -Coletar os requisitos; -Definir o escopo; -Criar a EAP; -Verificar o escopo; -Controlar o escopo. •4ª. Aula - Gerenciamento do tempo do projeto - Definir a atividade -Estimar os recursos das atividades; -Estimar as durações das atividades; -Desenvolver o cronograma; -Controlar o cronograma; -Exercícios sobre diagrama de rede. •5ª. Aula - Gerenciamento dos custos do projeto -Estimar os custos das atividades; -Determinar o orçamento; -Controlar os custos; -Exercícios sobre análise do valor agregado; -Gerenciamento da qualidade do projeto; -Planejar a qualidade; -Realizar a garantia da qualidade; -Realizar o controle da qualidade. •6ª. Aula - Gerenciamento dos recursos humanos do projeto -Desenvolver o plano de recursos humanos; -Mobilizar a equipe do projeto; -Desenvolver a equipe do projeto; -Gerenciar a equipe do projeto; -Gerenciamento das comunicações do projeto; -Identificar as partes interessadas; -Planejar as comunicações; -Distribuir informações; -Gerenciar as expectativas das partes interessadas; -Reportar o desempenho. •7ª. Aula - Gerenciamento de riscos do projeto -Planejar o gerenciamento de riscos; -Identificar os riscos; -Realizar a análise qualitativa de riscos; -Realizar a análise quantitativa de riscos; -Planejar respostas aos riscos; -Monitorar e controlar os riscos. •8ª. Aula - Gerenciamento da Qualidade -Termos-chave e princípios da qualidade -Principais gurus da qualidade e seus legados; -Plano da qualidade do projeto e plano de melhoria de processo; -Componentes da auditoria da qualidade; -Componentes da melhoria da qualidade; -Ferramentas da qualidade aplicáveis no Gerenciamento de Projetos •9ª. Aula – Gerenciamento das Comunicações -O papel da comunicação; -Elementos básicos de uma comunicação efetiva; -Habilidades necessárias para uma boa comunicação; -Elementos de um plano de Gerenciamento das Comunicações; -Ferramentas e técnicas usadas para distribuição de informação. •10ª. Aula - Gerenciamento das aquisições do projeto -Planejar as aquisições; -Conduzir as aquisições; -Administrar as aquisições; -Encerrar as aquisições. •11. Aula - Ética e Responsabilidade Profissional nos Projetos; e Instruções para o exame -Simulado com 100 questões; -Avaliação final. INVESTIMENTO: Matrícula de R$293,16 + 3 parcelas de R$293,16 A primeira parcela deve ser paga no ato da inscrição, com depósito na conta-corrente da BSB. Esse depósito pode ser feito em agência da Caixa Econômica Federal ou Casa Lotérica. Se preferir, pode enviar o pagamento por DOC de qualquer banco. No caso de pagamento parcelado, as demais parcelas podem ser pagas por cheque pré-datado, com data do primeiro cheque para 30 dias após o início do curso. •Após a realização do depósito, pedimos o envio do comprovante para o e-mail: institutocapacitacaobsb@bsbr.com.br COORDENADOR Prof. Dr. José BEZERRA da Silva Filho, Doutor em Engenharia pela UFCG e University of Maryland at College Park (EUA). Diretor do Conselho Fiscal do Capítulo PMI-Ceará. Elaborou, fundador e coordenador um Mestrado em Informática. Já coordenou 12 cursos de especialização em Gerência de Projetos PMBOK e coordenada 2 turma do MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS. Trabalha há mais de três décadas no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que é o maior banco de desenvolvimento da América Latina. DEPOIMENTOS DE ALUNOS: Adriano Bento Andrade Mesmo sendo um curso preparatório, a qualidade das informações transmitidas, já estão provocando mudanças de comportamento e visão em minhas atividades profissionais e pessoais. Foi um início de aprendizado em gestão de projetos de grande qualidade. Elivan Queiroz Indico o curso BSB. Preparação PMBOK pela qualidade dos profissionais que ministram o curso, pelo conteúdo adequado voltado para o teste e pelo profissionalismo e organização da empresa BSB. José Fernando R. F. Neto Com todas suas oportunidades de melhoria, reconheço a sede de sucesso e vontade de fornecedor um excelente trabalho/produto/serviço. Assim declaro que me sinto no mínimo mais direcionado e informado a respeito da certificação PMP/CAPM. Obrigado!. Alexandre de Castro Alves Portela << Clique aqui Eu que estou começando na faculdade, engatinhando na vida profissional, tive o grande prazer e a oportunidade de compartilhar experiências, e aprender, tanto sobre Gerência de Projeto como da vida. Marcelo Orofino Enck Bom curso, que cumpre o que promete: Preparação de qualidade para a certificação PMP/CAPM François França Bernardo Filho << Clique aqui O curso foi de grande proveito, passando a ter uma visão mais prática da gestão de projetos um ramo que tenho me aprofundado e me identifiquei, tanto pela criação e execução de algo, deixando assim sua contribuição para o mundo e para a humanidade. Henrique Jorge Souza da Mota << Clique aqui Aprendemos muito no curso, nos mais diversos aspectos: técnico, pedagógico e ético. A troca de experiências foi um diferencial oferecido neste curso. Obrigada Professor Bezerra pelo entusiasmo com o qual liderou este time! Curso com excelente conteúdo e equipe de professores altamente qualificados. Um curso voltado para guiar o candidato na preparação a prova de certificação de forma clara, sólida e transparente. Paulo Afonso Rocha << Clique aqui Ótimo curso de preparação para Gerente de Projetos. Indico a todos! Priscila Aranha << Clique aqui Gostei muito do curso. Professores de excelente qualidade.
Festa da carnauba - marcha Tapeba 2012‏. Prezados Carlos Guilhermes e demaias inscritos na lista, A Marcha do Índio Tapeba ocorrerá no próximo dia 3 de Outubro que é o Dia do Índio Tapeba. A data marca o aniversário de morte do cacique Vitor Tapeba, um dos primeiros líderes a lutar pela demarcação do território Tapeba. A marcha faz parte do Calendário Político Tapeba e do calendário das escolas indígenas. Nesse ano esperamos a participação de 1.500 participantes. A concentração ocorrerá a partir das 8:00h na praça da matriz de Caucaia (antiga sede do Aldeamento Nossa Senhora dos Prazeres). Já a Festa da Carnaúba, ocorrerá no dia 20 de Outubro que é o Dia da Carnaúba. O evento estará sendo realizado em conjunto com a Feira Cultural das Escolas Tapeba e dos Jogos Indígenas. As festividades estarão ocorrendo no Terreiro sagrado dos Pau Branco, às margens da Lagoa dos Tapeba - Aldeia Lagoa dos Tapeba em Caucaia. Assim que o folder com a programação estiver pronto, estaremos disponibilizando a sua divulgação. Att, Weibe Tapeba
Candidatos indígenas eleitos vereadores no Ceará - número de votos e colocaçâo‏ Pessoal, Número de votos deles e sua colocação: 1 - Grosso Tremembé – Itarema (918 - 7o- lugar) 2 - Ivanir do Senhor (Kanindé) – Aratuba (383 votos - 2o- colocação) 3 - Vicente Sampaio (Potiguara) - Monsenhor Tabosa. (777 votos - 2o- colocação) Parabéns aos eleitos e seus povos/movimentos. Desejamos muito boa sorte na luta! Alexandre De: João Paulo Para: temince Enviadas: Terça-feira, 9 de Outubro de 2012 11:32 Assunto: [temince] Candidatos indígenas eleitos vereadores no Ceará Caros Segue confirmação dos candidatos indígenas eleitos vereadores no Ceará. Se alguém souber de mais informações favor atualizar a listagem. 1 - Grosso Tremembé – Itarema 2 - Ivanir do Senhor (Kanindé) – Aratuba 3 - Vicente Sampaio (Potiguara) - Monsenhor Tabosa. Atenciosamente, João Paulo Vieira Instituto Historiando. Vitória do povo Tremembé de Almofala‏ Ética e Serviço Público - 2012‏. Prezada Maria, A senhora não apresenta inscrição neste curso. Por favor, esclareça seu questionamento/ dúvida. Atenciosamente, Coordenação Geral de Educação a Distância Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Escola Nacional de Administração Pública
Vitória do povo Tremembé de Almofala‏ Caros amigos e amigas, É com muita alegria que em nome do meu querido POVO TREMEMBÉ de Almofala repasso esta informação para vocês . O nosso companheiro Grosso Tremembé que era candidato a vereador pelo Partido Verde (PV), com o apoio da comunidade Tremembé foi eleito com um total de 918 votos, sendo o 7º mais bem votado de todo o município de Itarema. Essa vitória nos fortalece muito na nossa luta. Agora vamos comemorar e planejar os próximos caminhos que vamos trilhar! Abraços! Getúlio Tremembé
Fotos assombrosas de uma recente descoberta arqueológica na Grécia. Esta descoberta completamente inesperada prova da existência de "Nephilim". Nephilim é a palavra usada para descrever o gigante que é falada nos tempos bíblicos por Enoch, e contra o gigante que lutou David (Golias). Num. 13:33 - Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. Gen. 6:04 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. Observe o incrível tamanho do crânio... Só para mostrar que a Bíblia é verdadeira com suas lições de história que são aplicáveis tanto para o futuro como para hoje e que não é só um livro espiritual. Isto é incrível. Não que já não tenha sido demonstrado que as Escrituras são verdadeiras, são apenas mais evidências para os nossos tempos.
prorrogadas inscrições na II Semana de Antropologia PPGA/UFPB‏ Foram prorrogadas, até o dia 26 de outubro, as inscrições para os Grupos de Trabalho e para a Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras da II Semana de Antropologia do PPGA-UFPB. A previsão para divulgação dos trabalhos selecionados será 02 de novembro. Maiores informações sobre o evento no site. A II Semana de Antropologia PPGA/UFPB será realizada entre os dias 27 e 30 de novembro em João Pessoa (PB). A partir da temática “Ética Antropológica em Debate”, o encontro tenciona realizar análises críticas e propositivas sobre os paradoxos, desafios e perspectivas da Antropologia no Brasil, aprofundando o debate sobre as relações entre pesquisa antropológica, ética e ação política. O evento contará com: - Mesas Redondas - Grupos de Trabalho - Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras. Interessados em participar podem se inscrever através do site. Também estão abertas, até 14 de outubro, as inscrições para apresentações nos Grupos de Trabalho e Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras. Abaixo seguem os Grupos de Trabalho e Programação Geral. Grupos de Trabalho Os interessados em apresentar propostas para os Grupos de Trabalho deverão enviar o resumo diretamente para os e-mails dos coordenadores dos GTs - apresentados abaixo, junto com as informações sobre cada Grupo. As propostas enviadas deverão ter o título do trabalho, identificação dos proponentes e resumo de até 250 palavras. Os selecionados deverão apresentar Resumo Expandido de suas propostas até o dia 12 de novembro, para publicação no site. As normas para confecção do Resumo e Resumo expandido estão em link ao lado, para download. GT 01 - Antropologia da Criança: pesquisas em andamento em um campo em construção. Coordenadoras: Flávia F. Pires (UFPB) / Patrícia Oliveira (UFPB) Email para envio de propostas: patriciaoss1288@yahoo.com.br Descrição: A Antropologia enquanto campo do saber é muitas vezes acusada de negligenciar, desde sua criação no século XIX, certos aspectos da realidade social, entre eles o estudo sobre a condição social da criança como categoria de análise. Após vários esforços para reparar, no início do século XX, tais insuficiências da disciplina, o que se convencionaria chamar de Antropologia da Criança continuou, de certo modo, sendo considerada um tema de importância marginal. Contudo, a partir da segunda metade do século XX, é notável uma crescente valorização dos estudos sobre a infância como um tema central na construção de um novo paradigma que visa compreender a natureza histórica e cultural da criança, tratando-a como agente e sujeito. Por isso, este grupo de trabalho tem como objetivo promover um debate fecundo sobre o universo das crianças e do fenômeno social da infância sob a ótica da antropologia, a partir de estudos em andamento, tanto teóricos quanto de natureza empírica, a fim de, por um lado, fomentar a interação entre alunos, professores, pesquisadores e demais interessados e, por outro, contribuir para uma maior visibilidade deste campo de estudo no estado da Paraíba. GT 02 – Território, Cultura e Ambiente. Coordenadoras: Maristela O. de Andrade (UFPB – PPGA/PRODEMA) / Rosalira dos Santos Oliveira (FUNDAJ-PE) Email para envio de propostas: andrademaristela@hotmail.com, rosalirasoliveira@gmail.com Descrição: As relações entre cultura e ambiente têm sido marcadas por disputas territoriais e de acesso aos recursos naturais, mobilizando diferentes atores sociais, desde grupos étnicos e populações tradicionais em confrontos e parcerias com grupos empresariais, setor público e ongs, para produzir uma multiplicidade de ações e mediações que alteram o ambiente em suas paisagens e modos de vida nele inseridos. Este GT propõe um debate com autores da antropologia afinados com a corrente da ecologia política (Little) e a antropologia simétrica de Latour. Com base em análises sistêmicas que ora produzem mapas de conflitos socioambientais, envolvendo processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, ora descrições de cenários com base na teoria ator-rede - TAR de Latour (apud FREIRE 2006), que investigam as ações e mediações que aí se desenrolam, exprimindo uma política de simetria nas interrelações entre cultura e natureza. GT 03 – Perspectivas antropológicas sobre o corpo e a saúde. Coordenadoras: Ednalva M. Neves (UFPB), Luziana M. da F. Silva (UFPB) Email para envio de propostas: ednmneves@gmail.com, luzianas@gmail.com Descrição: Este grupo se propõe a reunir trabalhos de pesquisadores interessados na interface entre corpo, saúde e antropologia. Seu objetivo é promover uma reflexão acerca da abordagem antropológica sobre os fenômenos relacionados ao corpo e à saúde, em termos conceituais e metodológicos. Desta forma, constituir um diálogo a partir de pesquisas dedicadas às problemáticas que envolvam: corpo, saúde, adoecimento, socializações, sistema de saúde, modelos terapêuticos. GT 04 – Imagens e sons entre campos. Coordenadores: João Martinho de Mendonça (UFPB) / Lara Santos de Amorim (UFPB) Email para envio de propostas: bragamt@ccae.ufpb.br, amorimlaras@gmail.com Descrição: Este GT busca reunir trabalhos não apenas do campo da antropologia visual, mas também de outros campos correlatos (comunicação visual, história oral, ciências da informação, antropologia da arte, patrimônio cultural, etnomusicologia, etc.), nos quais a reflexão ou o uso de imagens e sons apresentem dimensão conceitual, estética e política. Trata-se de pensar os lugares da imagem e do som na produção do conhecimento das ciências humanas. Pesquisas já realizadas ou em andamento que contemplem problemáticas relacionadas preferencialmente ao uso da fotografia, do vídeo e do gravador vinculados à análise e elaboração de aspectos visuais e/ou sonoros dos assuntos abordados em diferentes campos do conhecimento. GT 05 – Netnografias - mobilização social e novas mídias. Coordenadoras: Kelly Oliveira (UFPB) / Vânia Fialho (UPE) Email para envio de propostas: kelly_emanuelly@yahoo.com.br, vrfps@yahoo.com.br Descrição: Temos nos deparado, na atualidade, com um grande número de mobilizações sociais, de natureza insurgente, identitária e de composição de amplas redes sociais, que têm como característica o uso das novas mídias. Com esta constatação, este grupo de trabalho propõe refletir, a partir da experiência de seus participantes, sobre a produção de etnografias através do campo virtual. Seja pela experiência de etnografias feitas com base em objetos do "mundo virtual", ou pelo uso deste como instrumento de pesquisa , tencionamos discutir as possibilidades, impasses e desafios deste campo para a prática antropológica, e o alcance deste como elemento de diálogo com as mobilizações sociais em diversas esferas da sociedade. GT 06 – Identidades étnicas e políticas públicas. Coordenadoras: Maria Patrícia Lopes Goldfarb (UFPB) / Mércia Rejane Rangel Batista (UFCG) Email para envio de propostas: patriciagoldfarb@yahoo.com.br, mercia.batista1@gmail.com Descrição: Este Grupo de Trabalho busca refletir sobre a emergência de demandas étnicas relacionadas à formulação, implantação e desenvolvimento de políticas públicas no Brasil. O objetivo é propor um diálogo entre diferentes contextos etnográficos e grupos étnicos, que passam a articular demandas coletivas pautadas numa linguagem étnica, bem como na compreensão e reivindicação de acesso á formas de cidadania. Assim, nos propomos a pensar novas formas de reconfiguração espaço-temporal em torno de grupos étnicos ou tradicionais na atual conjuntura social brasileira. GT 07 – Perspectivas de atuação antropológica na esfera pública: questões indígenas e quilombolas. Coordenadoras: Ruth Henrique (UFPB) / Mariana Balen Fernandes (UFBA) Email para envio de propostas: henriqueruth@yahoo.com.br Descrição: Incentivar, através do grupo de trabalho, o debate acerca da atuação do antropólogo em âmbito público, reportando-se inclusive à questão ética, (alvo de debate da mesa-redonda "Ética e trabalho de campo"), tendo como referência os casos em que o foco analítico de pesquisa ou as políticas públicas incidam sobre comunidades indígenas e quilombolas, a exemplo de atuações profissionais em instituições como os ministérios ou fundações como a FUNAI e a Palmares, e sua repercussão sobre as referidas comunidades. GT 08 - Pesquisa de campo, ética e direitos: experiências e reflexões. Coordenadoras: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB) / Silvana de Souza Nascimento (UFPB) Email para envio de propostas: alexandrabar01@gmail.com, simples.humano@gmail.com Descrição: O trabalho de campo instituído pela situação de pesquisa coloca para o(a) antropólogo(a) questões éticas bastante prementes, com efeitos teóricos e metodológicos que foram muito pouco abordados até o momento. Tais questões constituem uma gama variada, que abrange desde expectativas mútuas, criadas a partir da detenção de recursos diferenciados pelos(as) atores(as) envolvidos(as) na pesquisa (“pesquisador(a)” e “pesquisados(as)”), o balanço de poderes nesta interação, os direitos dos(as) pesquisados(as) em relação à própria condução da pesquisa e aos seus resultados, bem como as implicações políticas do compromisso que se estabelece inexoravelmente entre essas partes, sobretudo em relação à defesa de direitos. A intenção do presente GT é promover esta discussão a partir de experiências de pesquisa, em diferentes estágios de seu desenvolvimento, que permitam o diálogo e a interlocução entre contextos socioculturais e temas diferenciados. GT 09 - Dinâmicas territoriais, processos políticos e lógicas identitárias. Coordenadores: Fabio Mura (UFPB) / José Gabriel Correa (UFCG) Email para envio de propostas: fabiomura64@gmail.com, josegabrielcorrea@gmail.com Descrição: Em princípios do século XX, Marcel Mauss, ao introduzir a categoria de morfologia social, colocou em destaque a importância da organização social na definição da territorialidade de um determinado grupo humano. O autor criticava a abordagem dos antropogeografos da época, que atribuíam ao solo e ao meio-ambiente excessivo poder determinante. Nestes termos, embora não menosprezando estes elementos, Mauss buscou relacionar aspetos técnicos, materiais e sociais, de forma bastante significativa para o desenvolvimento dos estudos sócio-antropológicos. A perspectiva do autor francês, contudo, acaba dando pouca importância a outros tipos de condicionantes, como as relações entre os povos, principalmente em suas dimensões assimétricas, que dão vida a formas de dominação ou a estruturação hierárquica entre grupos, instituições e segmentos sociais. Partindo justamente deste pressuposto, Erik Wolf nos mostra que os grupos humanos estão relacionados entre si, sendo que a organização social e territorial de um grupo, bem como a definição das lógicas identitárias, não pode ser compreendida isoladamente. Fredrik Barth argumenta também que a inter-relação social define fronteiras que moldam elementos culturais e sociais em fluxo, dando vida a específicos modelos de organização social, como, entre outros, grupos étnicos e tradições de conhecimento. Nestes termos, refletir e analisar as interrelações entre aspectos ambientais, materiais, sociais, políticos, econômicos, técnicos, simbólicos, lógicas de dominação, ações de Estado, de empresas nacionais e internacionais, construção de fronteiras físicas e virtuais, atividades domésticas, parentesco, cosmologia, etc., torna-se fundamental para realização tanto de pesquisas empíricas quanto nas elaborações analíticas. É neste sentido que o presente GT procura estimular e promover debates sobre dinâmicas territoriais, processos políticos e lógicas identitárias que envolvam principalmente (mas não unicamente) comunidades indígenas, quilombolas e outras ditas tradicionais. _______________________ Programação Abaixo apresentamos a programação por dia. No site você pode conferir a descrição das mesas redondas e dos Grupos de Trabalho. 27 de novembro (terça-feira) 16h – Inscrições (Hall do auditório 411 do CCHLA / João Pessoa) 18h – Mesa de Abertura (auditório 411 do CCHLA) 19h – Mesa Redonda: ÉTICA E TRABALHO DE CAMPO (auditório 411 do CCHLA) Luis Roberto Cardoso de Oliveira (UnB), Mariana Balen Fernandes (UFBA), Ruth Henrique (PPGA/UFPB), coordenadora: Kelly Oliveira (UFPB). 21h – coquetel de abertura (Hall do auditório 411 do CCHLA ) 28 de novembro (quarta-feira) 9h – Grupos de Trabalho (ver salas na programação dos GTs) 14h – Mesa Redonda: PATRIMÔNIO E DINÂMICAS URBANAS (auditório 411 do CCHLA) Mariza Veloso Motta Santos (UnB), Antônio Motta (UFPE), Luciana Chianca (UFPB) e coordenadora: Lara Santos de Amorim (UFPB). 17h – Lançamento de Livros (Praça da Alegria – CCHLA) 18h - Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras. (auditório 411 do CCHLA) 29 de novembro (quinta-feira) 9h – Grupos de Trabalho (ver salas na programação dos GTs) 14h – Mesa Redonda: ANTROPOLOGIA E SAÚDE: QUESTÕES ÉTICAS E VICISSITUDES DA PESQUISA (auditório 411 do CCHLA) Soraya Fleischer (UNB), Pedro Nascimento (UFPB), Mónica Franch (UFPB) e coordenadora: Márcia Longhi (UFPB), 18h – Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras. (auditório 411 do CCHLA). 30 de novembro (sexta-feira) 9h – Grupos de Trabalho (ver salas na programação dos GTs) 14h00 – Mesa Redonda: GÊNERO E MILITÂNCIAS (auditório 411 do CCHLA). Elisete Schwade (UFRN), Francineide Pires (UFPI), Silvana Nascimento (UFPB) e coordenadora: Joanice Conceição (UFPB). 18h00 - Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras (auditório 411 do CCHLA). 20h – festa de encerramento. TRAGEDIA MATA INDIA‏ hoje dia 10 de outubro uma tragedia acabou com a alegria de nossas crianças e de toda uma familia uma menina de apenas 7 anos de idade foi atropelada por um onibus da empresa VIAMETRO placa OCN 7553 da rota Maranguape/Ceasa 0211115 uma tristesa e tanto a criança foi esmagada tendo restos de seu corpo espalhado por toda a rua pedaços de massa cefalica a criança identificada por Leticia Emily Rodrigues de 7 anos de idade a falta de sinalização tambem foi um fator que influenciou no acidente assim esta mais que declarado indio nao tem vez e que ninguem nao tem repeito pelas populações indigenas Fernando Neto indio pitaguary Fone:(085)87677951 ou 33845015 e-mails:netopitaguary@gmail.com -- Profª Drª Kelly Oliveira
Certo Maria Amélia,conseguimos colocar um vereador indigena na câmara(PCdoB), SÓ QUE FOI MUITO DIFICIL PARA NÓS ,MÁS CONSEGUIMOS COM A CABEÇA ERGUIDA PELO FATO DE SER SOMENTE VOTOS CONSCIENTES,FICOU O 2º MAIS VOTADO DO MUNICIPIO CONSEGUIMOS TAMBÉM ELEGER O PREFEITO.ACHAMOS QUE AGORA VAI MELHORAR PARA O MOVIMENTO INDIGENA. .VAMOS FASER O NOSSO PROJETO, DE COMO QUEREMOS PARA O MOVIMENTO NO MUNICIPIO NA ÁREA DE SAUDE,EDUCAÇÃO,SANEAMENTO, AGRICULTURA,CULTURA E PRINCIPALMENTE AJUDA NA DEMARCAÇÃO DO NOSSO TERRITORIO. TEKA Teka potyguara Aldeia Mundo novo-Mons-Tabosa-Ce- 2004 O sisrema de troca é um processo de cronstrução que vai se adequando as necessidade e cosmovisão dos potyguara de mundo novo. Teka, eu já tinha essa informação de um jovem eleito Vereador, aí entre Vocês. Que bom esta confirmação. Seria bom também comunicar à ANAINDI que já tem uma bela relação dos Vereadores Indigenas eleitos nos diversos Estados no Brasil. Fiquei muito feliz também com a notícia de Ivani do Senhor, em Aratuba. O jovem Tremembé consegui saber pelo telefone. Vários outros não conseguiram ser eleitos, é uma pena grande. Mas o caminho está se realizando. Um grande abraço para Vocês todos. E os nossos PARABENS ! Maria Amélia O candidato Kanindé "Ivanir do Senhor" (o nome se refere ao seu pai, conhecido por Sinho!) é do PSB, e a coligação em Aratuba foi PT/PSB.Só faltam os partidos, Alexandre. Sabemos, por outras mensagens, que Grosso é do PV e Vicentinho do PCdoB. E Evanir? Abraços, Guga les e sua colocação: 1 - Grosso Tremembé – Itarema (918 - 7o- lugar) 2 - Ivanir do Senhor (Kanindé) – Aratuba (383 votos - 2o- colocação) 3 - Vicente Sampaio (Potiguara) - Monsenhor Tabosa. (777 votos - 2o- colocação) Parabéns aos eleitos e seus povos/movimentos. Desejamos muito boa sorte na luta! Alexandre De: João Paulo Para: temince Enviadas: Terça-feira, 9 de Outubro de 2012 11:32 Assunto: [temince] Candidatos indígenas eleitos vereadores no Cearà¡ Caros Segue confirmação dos candidatos indígenas eleitos vereadores no Ceará. Se alguém souber de mais informações favor atualizar a listagem. 1 - Grosso Tremembé – Itarema 2 - Ivanir do Senhor (Kanindé) – Aratuba 3 - Vicente Sampaio (Potiguara) - Monsenhor Tabosa. Atenciosamente, João Paulo Vieira Instituto Historiando Indígenas eleitos no Ceará‏ Compartilho com vocês da alegria pela vitória do Povo Tremembé, do Povo Kanindé e do Povo Potyguara! Parabéns, Grosso, Ivanir e Vicentinho! Parabéns também aos indígenas que ainda não se elegeram desta vez, mas se dedicaram com empenho nessa batalha importante pra todo o movimento indígena no Ceará! Que tod@s possam se sentir com a esperança renovada pra seguir na luta.