quarta-feira, 30 de maio de 2012

TORTA SALGADA FRANGO OU CARNE MOÍDA

PARA FAZER E ME CONVIDAR É UMA DELICIA TORTA SALGADA FRANGO OU CARNE MOÍDA MASSA 3 OVOS 1 XÍCARA ( CHÁ ) DE ÓLEO 2 XÍCARAS ( CHÁ ) DE LEITE 2 XÍCARAS ( CHÁ ) DE FARINHA DE TRIGO 3 COLHERES ( SOPA ) DE QUEIJO MUSSARELA 1 COLHER (sobremesa) DE FERMENTO BATER TODOS OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR RECHEIO CARNE , FRANGO OU SALSICHA 2 TOMATES OU 1 ( a gosto ) 1 CEBOLA GRANDE 1 LATA DE ERVILHA 1 LATA DE MILHO VERDE CATCHUP CEBOLINHA \ CHEIRO VERDE REQUEIJÃO ( SEPARAR PARA MONTAGEM DA TORTA ) OREGANO ( separar para montagem da torta ) PREPARE O RECHEIO E DEIXE ESFRIAR. COLOQUE UM POUCO DA MASSA NUMA FORMA UNTADA ( óleo e farinha de trigo ) COLOQUE O RECHEIO, REQUEIJÃO POR CIMA, DEPOIS O RESTANTE DA MASSA E FATIAS DE MUSSARELA. POLVILHE OREGANO E LEVE AO FORNO 25Oº POR + OU - 30 MIN. QUERO PROVAR HEMMMM !!!!RSRSRS ABRAÇOS

SUCESSO = PREPARAÇÃO + OPORTUNIDADE: 8ª EDIÇÃO CURSO PREPARATÓRIO PARA CERTIFICAÇÃO EM GERÊNCIA DE PROJETOS - PMP/CAPM‏

COLEGA, Divulgue para seus amigos: Segundo a ASSESSORIA DE IMPRENSA da COMPANHA SIDERÚRGICA DO PECÉM (CSP) - JORNAL OPOVO (15/04/2012 e 20/11/2011) a estimativa é de geração de 23 MIL EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS dos quais mais de 200 gerentes de projetos certificados.Com salários variando de R$-5.000,00 a R$-25.000,00. OBS 2. A empresa TERREMARK, de Miami (EUA) implantará, (JORNAL O POVO, dia 27 Fevereiro e dia 24 de Março) em Fortaleza um dos maiores DATACENTER (Centro de Processamento de Dados). Os investimentos serão da ordem de 900 milhões e terá mais de 500 funcionários. Exatamente por isso o INSTITUTO DE CAPACITAÇÃO BUSINESS SCHOOL BRASIL -BSB está promovendo em 112de JUNHO - a 8ª edição do Curso Preparatório para Certificação em Gerência de Projetos - Project Management Professional - PMP® e Certified Associate In Project Management - CAPM. O curso será promovido pelo http://www.bsbr.com.br/index.php?pagina=curso_pmp OBJETIVO •Preparar participantes e gestores de projetos para obter a Certificação em Gerência de Projetos - PMP® ou CAPM® do Project Management Institute - PMI®. •Habilitar o participante para fazer um acompanhamento rigoroso de projetos usando as melhores práticas de projeto do PMBOK - Project Management Body of Knowledge. METODOLOGIA •Sob uma nova metodologia, baseada em vivências, as 40 horas de treinamento serão desenvolvidas em caráter interativo e vivencial, e utilização de material didático completo, incluindo: •Apresentação dialogada de conceitos •Compartilhamento de práticas e experiências dos instrutores •Resolução individual de exercícios DIAS DA SEMANA E HORÁRIOS •Segundas e Quartas das 19h às 22h. •Oferecemos coffee break CARGA HORÁRIA .40 horas PROGRAMA DO CURSO •1ª. Aula – Apresentação inicial -O PMI e a Certificação PMP®/CAPM® -Quais as vantagens em se tornar um PMP®//CAPM® -A elegibilidade; -Plano de Estudos; -Exame inicial; -Fundamentos de Gerenciamento de Projetos; --O que é um projeto? --O ciclo de vida do projeto; --O que é gerenciamento de projetos? --Os benefícios do gerenciamento de projetos; --O contexto do gerenciamento de projetos; --O gerente de projetos; --As partes interessadas; --Influências organizacionais no projeto; --Fatores ambientais aplicados ao gerenciamento de projetos; --Seleção de projetos. •2ª. Aula – Grupos de processos de gerenciamento de projetos -Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos; -Mapeamento dos processos de gerenciamento de projetos; -Gerenciamento da integração do projeto; -Desenvolver o termo de abertura do projeto; -Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; -Orientar e gerenciar a execução do projeto; -Monitorar e controlar o trabalho do projeto -Realizar o controle integrado de mudanças; -Encerrar o projeto ou a fase. •3ª. Aula – Gerenciamento do escopo do projeto -Coletar os requisitos; -Definir o escopo; -Criar a EAP; -Verificar o escopo; -Controlar o escopo. •4ª. Aula - Gerenciamento do tempo do projeto - Definir a atividade -Estimar os recursos das atividades; -Estimar as durações das atividades; -Desenvolver o cronograma; -Controlar o cronograma; -Exercícios sobre diagrama de rede. •5ª. Aula - Gerenciamento dos custos do projeto -Estimar os custos das atividades; -Determinar o orçamento; -Controlar os custos; -Exercícios sobre análise do valor agregado; -Gerenciamento da qualidade do projeto; -Planejar a qualidade; -Realizar a garantia da qualidade; -Realizar o controle da qualidade. •6ª. Aula - Gerenciamento dos recursos humanos do projeto -Desenvolver o plano de recursos humanos; -Mobilizar a equipe do projeto; -Desenvolver a equipe do projeto; -Gerenciar a equipe do projeto; -Gerenciamento das comunicações do projeto; -Identificar as partes interessadas; -Planejar as comunicações; -Distribuir informações; -Gerenciar as expectativas das partes interessadas; -Reportar o desempenho. •7ª. Aula - Gerenciamento de riscos do projeto -Planejar o gerenciamento de riscos; -Identificar os riscos; -Realizar a análise qualitativa de riscos; -Realizar a análise quantitativa de riscos; -Planejar respostas aos riscos; -Monitorar e controlar os riscos. •8ª. Aula - Gerenciamento das aquisições do projeto -Planejar as aquisições; -Conduzir as aquisições; -Administrar as aquisições; -Encerrar as aquisições. •9ª. Aula – Ética e Responsabilidade Profissional -Revisão geral; -Exercícios. •10. Aula - Instruções para o exame -Simulado com 100 questões; -Avaliação final. DATAS E HORÁRIOS: • Início 11 DE JUNHO •Das 19H ÀS 22H INVESTIMENTO: Matrícula de R$293,16 + 3 parcelas 293,16, ou Matrícula de R$175,89 + 6 parcelas 175,89 OU Em até 12 vezes no PagSeguro Desconto de 5% para pagamento a vista •A primeira parcela deve ser paga no ato da inscrição, com depósito na conta-corrente da BSB. Esse depósito pode ser feito em agência da Caixa Econômica Federal ou Casa Lotérica. Se preferir, pode enviar o pagamento por DOC de qualquer banco. •No caso de pagamento parcelado, as demais parcelas podem ser pagas por cheque pré-datado, com data do primeiro cheque para 30 dias após o início do curso. •Após a realização do depósito, pedimos o envio do comprovante para o e-mail: institutocapacitacaobsb@bsbr.com.br COORDENADOR Prof. Dr. José BEZERRA da Silva Filho, Doutor em Engenharia pela UFCG e University of Maryland at College Park (EUA). Diretor do Conselho Fiscal do Capítulo PMI-Ceará. Foi o coordenador fundador do Mestrado em Informática Aplicada da Unifor. Já coordenou 12 cursos de especialização em Gerência de Projetos PMBOK. Trabalha há mais de três décadas no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que é o maior banco de desenvolvimento da América Latina. CERTIFICAÇÃO: •Será concedido certificado para os participantes DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS: Adriano Bento Andrade Mesmo sendo um curso preparatório, a qualidade das informações transmitidas, já estão provocando mudanças de comportamento e visão em minhas atividades profissionais e pessoais. Foi um início de aprendizado em gestão de projetos de grande qualidade. Elivan Queiroz Indico o curso BSB. Preparação PMBOK pela qualidade dos profissionais que ministram o curso, pelo conteúdo adequado voltado para o teste e pelo profissionalismo e organização da empresa BSB. José Fernando R. F. Neto Com todas suas oportunidades de melhoria, reconheço a sede de sucesso e vontade de fornecedor um excelente trabalho/produto/serviço. Assim declaro que me sinto no mínimo mais direcionado e informado a respeito da certificação PMP/CAPM. Obrigado!. Alexandre de Castro Alves Portela Eu que estou começando na faculdade, engatinhando na vida profissional, tive o grande prazer e a oportunidade de compartilhar experiências, e aprender, tanto sobre Gerência de Projeto como da vida. Marcelo Orofino Enck Bom curso, que cumpre o que promete: Preparação de qualidade para a certificação PMP/CAPM François França Bernardo Filho O curso foi de grande proveito, passando a ter uma visão mais prática da gestão de projetos um ramo que tenho me aprofundado e me identifiquei, tanto pela criação e execução de algo, deixando assim sua contribuição para o mundo e para a humanidade. Henrique Jorge Souza da Mota Aprendemos muito no curso, nos mais diversos aspectos: técnico, pedagógico e ético. Sandra Cristiane Sousa Silva A troca de experiências foi um diferencial oferecido neste curso. Obrigada Professor Bezerra pelo entusiasmo com o qual liderou este time! Michelle Ribeiro Curso com excelente conteúdo e equipe de professores altamente qualificados. Asley Araújo Batista Um curso voltado para guiar o candidato na preparação a prova de certificação de forma clara, sólida e transparente. Paulo Afonso Rocha Ótimo curso de preparação para Gerente de Projetos. Indico a todos! Priscila Aranha Gostei muito do curso. Professores de excelente qualidade. INFORMAÇÕES INSTITUTO DE CAPACITAÇÃO BUSINESS SCHOOL BRASIL Localização:Av. Desembargador Moreira, 1701, Sala 802., Ed. Ricardo Studart, Aldeota, Fortaleza/CE E-mail:InstitutoCapacitacaoBSB@bsbr.com.br Fones:

Peças arqueológicas são achadas em sítio no Crato - 24 de maio de 2012‏

imprimir email O acervo pode esclarecer as origens dos primeiros habitantes do Cariri e também do Nordeste Crato Material arqueológico foi encontrado no Cariri e as peças ainda não foram identificadas por estudiosos. A hipótese é que tenha pertencido a povoamentos indígenas, que já havia tido contato com a civilização. No local onde a peça foi achada, no Sítio São Bento, no Crato, funciona uma extração de areia para construção civil, de onde são retiradas por dia cerca de 40 carradas de terra. No local onde foi encontrada uma peça, que mais de assemelha a um prato de argila, e pequenos pedaços de ossos, também foi vista uma espécie de urna mortuária usada pelos índios. Mas essa que poderia ser a peça mais rara, com ossos, chegou a ser quebrada no momento em que um dos trabalhadores fazia as escavações, a dois metros de profundidade, para a retirada de areia. Há possibilidade de que o material tenha pertencido a tribos de índios Cariri. Um dos carregadores de arreia, que há vários anos trabalha no local, viu o material e decidiu guardar para repassar a uma instituição que possa resguardar as peças. Ele não quis se identificar, achando que poderia se prejudicar. É que uma das áreas próximas ao local chegou a ficar interditada por dois anos, em virtude de achados arqueológicos na área, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A liberação da área só veio depois de estudos e monitoramento, autorizado pelo órgão e coordenado pela arqueóloga Rosiane Limaverde, da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. A instituição recebeu a denominação, em 2009, pelo Iphan, de Casa do Patrimônio da Chapada do Araripe, que realiza um trabalho de educação patrimonial na região. Além do monitoramento, feito pela Fundação, foi realizado um trabalho educativo junto à comunidade. Alunos de escolas públicas chegaram a visitar as escavações. O local onde foi encontrada a peça é um dos únicos na região onde funciona retirada de areia autorizada pela Semace. Depois da liberação do espaço interditado, voltou a ser explorada. Os trabalhadores temem que haja outra interdição, e as pessoas não possam trabalhar. E o medo pode levar com que muitas dessas peças cheguem a desaparecer, sem uma identificação e um estudo específico. E para isso, o diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, faz o alerta em relação a um trabalho de conscientização dos moradores quanto à importância desse material, onde estão contidos dados que podem esclarecer as origens dos primeiros habitantes do Cariri e do Nordeste. "São as nossas origens. Devem ter o registro de patrimônio histórico do Cariri", afirma. Por enquanto, as peças encontradas estão com o motorista e ele pretende doar o material para salvaguarda. O pessoal que trabalhava na área não deixou que ele pegasse a outra parte dos achados, que era a urna de pelo menos 80 centímetros de altura e continha vários ossos, provavelmente de criança. Um deles, um fêmur de quase 30 centímetros. Enterraram tudo novamente, inclusive os pedaços da peça que continha o material. O que restou foi o prato de barro. O motorista chegou a lavar a peça arqueológica, mas afirma que não esfregou. Alguns detalhes como as listas, que ele considera tribais, estão gravados na borda e não chegaram a ser apagados. Ano passado, material em argila pertencente a povoamentos indígenas também foram encontrados em Caririaçu. O que poderia comprovar a formação de povoamentos no Município. As peças foram encontradas durante a realização de uma obra na cidade. O material chegou a se examinado pela pesquisadora Rosiane Limaverde, que junto ao trabalho da Casa Grande, já chegou a identificar na região cerca de 20 sítios arqueológicos. A partir do já identificado, ela acredita que os aldeamentos cerâmicos ocorriam no sopé da Chapada do Araripe até o sertão dos Inhamuns. Segundo a arqueóloga, era nas áreas mais altas que os índios procuravam abrigo mais seguro, principalmente para se protegerem das inundações. Também eram os locais mais próximos das fontes de água. Com isso, foram formados vários núcleos de aldeia. São áreas a mais de 600 metros de altitude. O material que ficou nas áreas baixas, acabou sendo arrastado pelas enxurradas. Rosiane diz que para se realizar uma classificação das peças, a que grupos pertenceu o material, é necessário um estudo mais aprofundado. O São Bento é uma área de baixio, com rio. O achado terá que se r comunicado e notificado pelo Iphan e entregue à instituição que classifique, registre e o reguarde, ou no caso procurar uma instituição de pesquisa responsável na região por esse tipo de material, para maiores esclarecimentos. A reportagem entrou em contato com o Iphan, em Fortaleza, mas a arqueóloga responsável não estava no órgão, para esclarecer sobre os procedimentos a serem tomados pelo órgão a partir de agora com as peças e o local do acervo. Mais informações Secretaria da Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Kariri Rua Ratisbona, 564, Centro Crato - Cariri Telefone: (88) 3521.8133 ELIZÂNGELA SANTOS

Comunidades Indígenas cearenses sofrem com a seca.‏

Escrevo aqui com muita preocupação sobre a situação atual enfrentada pelos povos indígenas cearenses localizados na região do Sertão Central e Semí-Árido. Segundo informações preliminares, as Aldeias de Fideles e Crotá, localizada em Quiterianópolis, Aldeia Nazário, em Crateús, Aldeia Cajueiro, em Poranga, Aldeia Lagoinha dos Potiguara, em Novo Oriente e Aldeia Sítio Gameleira, em Canindé, já estão sofrendo os resultados dessa seca que já atinge mais de 250 famílias indígenas. Anteontem os assessores indígenas do DSEI/CE-SESAI, Dourado Tapeba, que também é Coordenador Executivo da APOINME e o Jorge Tabajara, que é Coordenador da COPICE estiveram em Quiterianópolis e puderam constatar essa situação calamitosa na região. As famílias indígenas estão limitando a compra de comida pra comprar água. Segundo o relatos deles, a comunidade de Fideles, tem consumido minimamente duas cargas de água transportada por carro pipa, sendo cada carga cobrada um valor de R$ 250,00. Há também relatos de que famílias indígenas já estão fugindo da seca e indo pra outros estados em que residem parentes. Nessa segunda, levaremos ao conhecimento da FUNAI-BSB essa situação, na tentativa de conseguirmos apoio para essas comunidades, já que não temos conhecimento de iniciativas por parte das prefeituras municipais dessas cidades e do Governo do estado do Ceará. A intenção é de que o DSEI/CE possa viabilizar também algum tipo de apoio. Att, Weibe Tapeba

Relatorio de Atividades da Comissão Nacional de Juventude Indígena em Brasília [1 Anexo]‏

Atendendo um pedido da minha parenta Marciane Tapeba, envio o relatório das Atividades da Comissão Nacional da Juventude Indígena, que esteve reunida entre os dias 07 a 11 de maio de 2012 na cidade de Brasília. Aproveito a oportunidade, para solicitar que quem puder possa inscrever a mesma na lista da ANAIND e TEMINCE. Att, Weibe Tapeba Assunto: Relatorio de Atividades da Comissão Nacional de Juventude Indígena em Brasília Boa tarde a todos os parentes e amigos, Tenho a alegria e satisfação de enviar o Relatório das Atividades realizadas pela Comissão Nacional de Juventude Indígena, que esteve em Brasília entre os dias 07 a 11 de maio de 2012. O relatório é suscinto, que serveirá para deixar todos vocês por dentro das atividades sobre a referida viagem. Um grande abraço a todos e todas! Sigamos na luta. Marciane Tapeba

CONVITE - Audiência Pública ‘‘Educação Escolar Indígena’’.

Para conhecimento, repasso convite da Audiência Pública que tratará da Educação Escolar Indígena no Ceará. Att, Weibe Tapeba -- Assunto: CONVITE - Audiência Pública ‘‘Educação Escolar Indígena’’. O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Roberto Cláudio, atendendo ao requerimento da Presidente da Comissão de Educação, Deputada Rachel Marques, convida para participar da Audiência Pública com a finalidade de debater sobre a: ‘‘Educação Escolar Indígena’’.

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Roberto Cláudio, e o Presidente da Comissão de Cultura e Esportes, Deputado Ferreira Aragão, atendendo ao requerimento da Presidente da Comissão de Educação, Deputada Rachel Marques, convidam para a Audiência Pública com a finalidade de debater o: ‘‘Relatório Provincial de 1863, que dava como extinta a população indígena do Estado do Ceará.’’ Data: 14 de maio de 2012 (segunda-feira) Hora: 14h30min Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Complexo das Comissões Técnicas Jamilys Monte Castro Secretária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Assessora Parlamentar Deputada Estadual Rachel Marques - PT/Ce Fones: (85) 9924.5252/ 3277.2972/ 3277.2772 Pessoal segue em anexo o convite e o cartaz referente a Audiência Pública que será realizada na Assembléia Legislativa do Ceará no próximo dia 14/05/2012, ás 14h:30min, que tratará do relatório Provincial de 1863 que dava como extinta a população indígena no Ceará, atendendo a deliberação da XVII Assembléia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará, ocorrida em dezembro de 2011 na Aldeia Gameleira do Povo Indígena Tapuya-Kariri no município de São Benedito. Att, Weibe Tapeba