segunda-feira, 28 de junho de 2010

História de Indio

História dos Índios

Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.

Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada. Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil. Contando os que vivem em centros urbanos, ultrapassam os 300.000. No total, quase 12% do território nacional, pertence aos índios.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 170. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas.

Será o fim dos índios?
Apesar do "Dia do Índio", que é comemorado no dia 19 de Abril, não tem nada para se comemorar. Algumas tribos indígenas foram quase executadas por inteiro na década de 70 em diante, enquanto estavam fora de seu habitat, quase chegaram a extinção, foram ameaçados por epidemias, diarréia e estradas. Mas hoje, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%. Em melhores condições de vida, alguns índios recuperaram a sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com anzol. Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas.

"O fenômeno é semelhante ao baby boom do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo-se mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos em População da Universidade de Campinas.

Com terras garantidas e população crescente, pode parecer que a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maior desafio da atualidade é manter viva sua riqueza cultural.

Cultura indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.

Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por lingüistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.

Ritos e mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Estes ritos se ligam a gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras situações.

Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo), a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais plantas e costumes.

Arte
A arte se mistura a vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena.

Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos. Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Licenciaturas Indígenas -

COMUNICADO

A Coordenação da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Estadual do Ceará – UECE vem a público comunicar a todos os professores indígenas selecionados em seu processo seletivo específico, lideranças e gestores indígenas das organizações indígenas cearenses, que o Seminário de Introdução ao Curso de Licenciatura Intercultural, tem sua data marcada para os dias 19, 20 e 21/07/2010. O Seminário que marca o início do Curso de Licenciatura Intercultural: Formação de Professores Indígenas será realizado na Aldeia do Trilho, Terra Indígena Tapeba, Município de Caucaia, Ceará. Na oportunidade, a Organização dos Professores Indígenas do Ceará – OPRINCE estará pactuando com o Ministério da Educação – MEC, SEDUC, Universidades e demais instituições e organizações indígenas e indigenistas acerca do Território Potyrõ, referente aos estados do Piauí e Ceará, que integra a Política Nacional de Territórios Etnoeducacionais.

Obs: Diante de alguns entraves administrativos, que estão inviabilizando a execução financeira no âmbito da UECE, estamos articulando parcerias com as prefeituras municipais, a fim de viabilizar o deslocamento dos cursistas até o local dessa primeira etapa, que será superado nas etapas subseqüentes.

Maiores Informações:

Rita Potyguara: Fone: (85)88003101 e-mail: potyguara13@yahoo.com.br

Weibe Tapeba: Fone: (85) 88511380 e-mail: weibetapeba@yahoo.com.br

Ana Maria: Fone: (85) 87914841 e-mail: avaliana@hotmail.com

Licenciaturas Indígenas -



Universidade Estadual do Ceará

Centro de Educação

Programa de Apoio à Formação Superior

e Licenciaturas Indígenas - PROLIND - UECE



COMUNICADO

A Coordenação da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Estadual do Ceará – UECE vem a público comunicar a todos os professores indígenas selecionados em seu processo seletivo específico, lideranças e gestores indígenas das organizações indígenas cearenses, que o Seminário de Introdução ao Curso de Licenciatura Intercultural, tem sua data marcada para os dias 19, 20 e 21/07/2010. O Seminário que marca o início do Curso de Licenciatura Intercultural: Formação de Professores Indígenas será realizado na Aldeia do Trilho, Terra Indígena Tapeba, Município de Caucaia, Ceará. Na oportunidade, a Organização dos Professores Indígenas do Ceará – OPRINCE estará pactuando com o Ministério da Educação – MEC, SEDUC, Universidades e demais instituições e organizações indígenas e indigenistas acerca do Território Potyrõ, referente aos estados do Piauí e Ceará, que integra a Política Nacional de Territórios Etnoeducacionais.

Obs: Diante de alguns entraves administrativos, que estão inviabilizando a execução financeira no âmbito da UECE, estamos articulando parcerias com as prefeituras municipais, a fim de viabilizar o deslocamento dos cursistas até o local dessa primeira etapa, que será superado nas etapas subseqüentes.

Maiores Informações:

Rita Potyguara: Fone: (85)88003101 e-mail: potyguara13@yahoo.com.br

Weibe Tapeba: Fone: (85) 88511380 e-mail: weibetapeba@yahoo.com.br

Ana Maria: Fone: (85) 87914841 e-mail: avaliana@hotmail.com